REPRESENTATIVIDADE

Defesa de interesses

Ações junto ao poder público nas esferas municipal, estadual e federal que buscam garantir melhorias no ambiente de negócios, principalmente em questões tributária, trabalhista, de infraestrutura e logística.

Conheça os destaques:

• Manutenção de incentivos fiscais e tributários – revogação da liminar que proibia a concessão de incentivos fiscais no estado do Rio de Janeiro e a proibição de concessão, renovação ou ampliação de incentivos fiscais por dois anos, contida na Lei 7.495/2016;
  • Atuação contra a Lei 7524/2017 do estado do Rio, que obriga o registro em delegacia de polícia de qualquer acidente de trabalho ocorrido nas empresas, com a apresentação de Ação Direta de Inconstitucionalidade pela CNI;
  • Aprovação do Programa de Regularização Tributária – permissão de pagamento à vista ou parcelado de débitos tributários federais;
  • Aprovação de medidas que flexibilizam a Norma Regulamentadora 12, que trata de segurança no uso de máquinas e equipamentos;
  • Minimização dos impactos do Bloco K do Sped Fiscal e do e-Social, com a prorrogação de prazos de vigência e abrangência das obrigações;
  • Simplificação do processo de licenciamento ambiental para empreendimentos de baixo risco;
  • Prevalência do acordo coletivo frente aos pisos salariais.

COMPETITIVIDADE

Programa Benefícios Estendidos
Condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras do Sistema FIRJAN, como veículos para renovação de frota e software emissor de nota fiscal eletrônica.

Encontros de negócios
Ótimas oportunidades para conhecer fornecedores e compradores, gerando novos negócios, networking e parcerias.

Eventos técnicos

Palestras, workshops e seminários, como o Giro Construção Civil, evento sobre tendências e inovações para o setor, que acontece em diversos municípios do estado do Rio.

Participação em caravanas empresariais

Caravanas para as principais feiras do setor no Brasil, como a Feicon Batimat e a Expo Revestir, possibilitam a troca de experiências, a identificação de fornecedores e o conhecimento de inovações.

Pesquisas, estudos e análises
Acesso a conteúdo atual e relevante elaborado pelo Sistema FIRJAN para apoiar nossos empresários na hora de tomar decisões, como estudo de tendências tecnológicas no segmento de edificações e o Manual de Licenciamento Ambiental para Construção Civil.

Informações Internacionais

Informações obtidas a partir de pesquisas realizadas no exterior. Fique por dentro de tendências de mercado, modelos de negócios, inovações e equipamentos.

Capacitação profissional
Cursos do SENAI em diversas modalidades: iniciação, qualificação, aperfeiçoamento e cursos técnicos. O Sinduscon Noroeste disponibiliza vagas gratuitas em cursos para o setor de construção civil.

Educação executiva
Destinados aos empresários, executivos e líderes, os cursos do Programa de Educação Executiva do IEL apresentam os modelos de gestão praticados por empresas de referência, de forma objetiva e moderna. São cursos de curta e média duração, onde associados têm desconto no valor da inscrição.

Suporte e informação para linhas de crédito e programas de financiamento
Apoio e orientação qualificada para captação de recursos destinados à aquisição de máquinas e equipamentos junto a instituições de fomento. Além desta assessoria, o Sistema FIRJAN possui um posto de informações do BNDES. O serviço é gratuito e presta informações e orientações sobre as políticas e formas de atuação do órgão.

Atestado de não similaridade

Desconto na emissão do documento exigido pela Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro para geração de benefícios fiscais relacionados ao ICMS sobre a operação de importação ou aquisição interestadual.

Assessoria jurídica
Consultoria nas áreas Cível, Trabalhista, Tributária, Empresarial, Legislativa, Ambiental e de Propriedade Intelectual.

Assessoria em Meio Ambiente
Aconselhamento técnico sobre gestão, boas práticas e legislação.

Assessoria de Responsabilidade Social
Contribui com as empresas fluminenses na elaboração de métodos, processos e ferramentas de melhoria da gestão, levando em conta os fatores sociais, econômicos e ambientais. Estímulo e apoio técnico às empresas no desenvolvimento de projetos sociais próprios e na implementação de programas dessa área criados pelo Sistema FIRJAN e pelo Departamento Nacional do SESI.

Inovação
Assessoria e orientação empresarial qualificada em temas ligados à gestão do processo de inovação, como captação de recursos por meio de serviços de engenharia financeira, gestão da propriedade intelectual. As empresas também contam com o Laboratório Aberto SENAI, com equipamentos de ponta e novas tecnologias.

Demanda legal

Institutos de tecnologia, infraestrutura de ponta e corpo técnico altamente qualificado para sua empresa ficar em dia com as exigências da legislação nas áreas de bioprocessos, educação profissional (eletricidade, logística e segurança do trabalho), meio ambiente e responsabilidade social.

Ensaio Acústico em Campo

O Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental conta com o Ensaio Acústico em Campo. Ele chega para ajudar sua empresa a atender à Norma de Desempenho (NBR 15.575), que estabelece critérios de desempenho acústico nas edificações habitacionais. O ensaio mede o isolamento acústico de paredes, fachadas e pisos para comparação com os parâmetros estipulados pela Norma. Tudo feito por uma equipe técnica qualificada, em laboratórios e com equipamentos modernos.

PRODUTIVIDADE

Empresa Mais Produtiva

Uma série de produtos e serviços que ajudam empresas de todos os portes a se tornarem ainda mais produtivas. Soluções integradas para produzir mais por menos.

NR-12 – Diagnóstico e plano de adequação

Assessoria para proporcionar mais segurança aos operadores de máquinas e equipamentos, por meio da utilização de dispositivos de proteção que impedem o trabalhador de ter acesso a perigos que possam existir nas máquinas com as quais trabalham. As informações coletadas são o ponto de partida para a elaboração do plano, que identifica, analisa e prioriza os riscos de cada máquina, possibilitando um cronograma de ações com etapas, tarefas, responsáveis e prazos.

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Programa que estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte das empresas, de ações que promovam e preservem a saúde do conjunto de seus trabalhadores.

PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Visa preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores por meio das fases de antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos agentes ambientais de risco existentes no ambiente de trabalho.

QUALIDADE DE VIDA

Prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais
Programas do SESI voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.

Atendimento médico
Condições especiais para atendimento no SESI de trabalhadores das empresas associadas: consultas, exames e programas integrados nas áreas de medicina, odontologia e esporte. Além de check-ups para executivos.

Campanhas de vacinação

Condições especiais na aquisição de vacinas para imunização de funcionários contra doenças que podem reduzir a produtividade das empresas associadas.

Lazer
O SESI possui uma estrutura de esporte e lazer completa e diversificada para os trabalhadores e suas famílias, da qual os associados do Sinduscon Noroeste usufruem com tarifas diferenciadas.

Quero me associar

Assine nosso boletim e fique por dentro das notícias do setor

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS EXCLUSIVOS PARA ASSOCIADOS

• REPRESENTATIVIDADE

Ações junto ao poder público nas esferas municipais, estadual e federal que buscam promover melhorias no ambiente de negócios, como uma redução de impostos e a simplificação de obrigações que impactam a competitividade da indústria.

• COMPETITIVIDADE

Ações que buscam fortalecer as empresas e gerar oportunidades de negócios, além de programas que oferecem condições especiais na compra de produtos e na contratação de serviços de empresas parceiras.

• PRODUTIVIDADE

• QUALIDADE DE VIDA

Produtos e serviços voltados para o desenvolvimento de ambientes laborais mais seguros e saudáveis, além de assessoria e consultorias para a implementação de soluções em segurança do trabalho, cursos e treinamentos.